terça-feira, 26 de abril de 2011

     O capitão Nicolau Coelho desembarcou na praia de Vera Cruz no dia 21 de abril e os índios brasileiros baixaram as armas, em seguida os portugueses os vestiram.
     Os portugueses sempre foram uma nação, porque sempre tiveram moeda, língua. Portugal era absolutista, ou seja, só o rei comandava. Eles tinham exército, galeões e a religião deles era o cristianismo.
     Havia mais de 1 milhão de índios que falavam a língua tupi-guarani. A economia deles era baseada na comida coletada de alimentos da floresta. O mundo de trabalhos do índios era a divisão de trabalho.
     Vários índios morreram por doenças e suas terras foram tomadas pelo portugueses, foram obrigados a aprender a língua e a religião dos portugueses e perderão sua identidade e foram obrigados a fazer trabalho escravo.
     A divida deve ser paga, porque é o direito deles, mas eles não correm atrás, porque eles são minoria e são fracos. A divida também deve ser paga porque eles foram extintos.

3 comentários:

  1. Pedro Frazão 1G

    Acho q o sofrimento q os indios passaram, não tem preço. O que os Portuguses tizeram com eles, foi tambem por causa da engenuidade do povo indigina.
    Acho que é verdade sobre a extinção do povo indigina, os Poergueses mudaram completamente a cultura deles

    ResponderExcluir
  2. Natalia Sanches 1G n°21

    O texto em si está muito bom exceto o verbo perder que foi conjugado no futuro, quando deveria ser no passado "perderam", foi claro e objetivo, as palavras foram bem colocadas, não está repetitivo, a pontuação está correta e consegue passar uma mensagem, porém, o final dele poderia ser melhorado, pois no final do texto a autora demonstra que os indios deveriam de ter a mesma agressividade com a qual foram tratados, quando não se trata de uma questão de força e poder, mas sim de igualdade, de direitos iguais.

    ResponderExcluir
  3. João Paulo 1F nº19

    Você está colocando muitos pontos finais,coloque no lugar deles a vírgula.

    ResponderExcluir